Projeto EJA

O Projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (FTESM) faz parte do Programa de Integração das Faculdades com o Colégio Souza Marques (PROINFAC), sob a coordenação do Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Souza Marques (FFCLSM). Constitui-se em um espaço de articulação de ensino-pesquisa-extensão, destinado àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental I, na idade própria. O Curso EJA da FTESM tem o compromisso socioeducacional de acolher e atender a comunidade do entorno da instituição, promovendo um espaço equânime de aprendizagem.

Segundo Vovio e Kleimani (2013), a Educação de Jovens e Adultos é o processo fundamental para que seja construído um projeto inclusivo e democrático. Nessa perspectiva o Projeto tem como objetivos:

Para Freire (2012), a leitura do mundo precede a leitura da palavra... da linguagem e da realidade, que se prendem dinamicamente, tornando significativa a construção do conhecimento.