Xadrez - Fundamental I

Justificativa

A Biblioteca Escolar deve ser um espaço que vai além da promoção e mediação da Leitura, é também um espaço de cultura e convivência, o Xadrez permite isto e não é apenas um jogo de lazer e distração; a sua natureza é recreativa e competitiva, e sua aplicabilidade no ambiente escolar permite o desenvolvimento do raciocínio lógico, atenção e paciência.

Objetivo

Ensinar os fundamentos básicos do Xadrez, assim, proporcionando o desenvolvimento mental e social do aluno, conscientizando-o que a Biblioteca é um espaço que vai além do livro, leitura e pesquisa, é um espaço multiforme e interativo, que pertence a comunida escolar.

Todas as turmas do Ensino Fundamental 1º ciclo.

Desenvolvimento

Ensinar um pouco sobre a história e evolução do xadrez, assim como, os primeiros passos e movimentos das peças, inserindo o tabuleiro e as peças gradualmente, para que os alunos vão reconhecendo os movimentos de cada peça, com jogos específicos utilizando, para que desta forma possam ser gravados os movimentos específicos de cada uma; ensinar as regras do xadrez e jogadas.

Recursos Materiais necessários:

10 tabuleiros de Xadrez.

Referências

Projeto Xadrez na escola. Disponível em:http://projeto-xadrez-na-escola-saogabriel.blogspot.com.br/. Acesso em 08 dez. 2016.